O município de Lapão (BA) viveu um dia histórico nesta última quinta-feira (30), com a realização do primeiro dia da I FLEAL - Feira Literária de Estudantes Autores de Lapão, que movimentou a cidade com literatura, arte, cultura popular e protagonismo estudantil. Realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral Justiniano de Castro Dourado. O evento atraiu mais de 400 participantes, entre estudantes da rede pública, familiares, artistas, professores, representantes de instituições públicas e a sociedade civil da região de Irecê.
Com o tema "Educação que acolhe, leitura que inspira", a feira celebra a escrita autoral de jovens da rede estadual e valoriza a identidade cultural nordestina, promovendo ações de incentivo à leitura, formação crítica e transformação social.
A programação teve início com a recepção ao som da Banda Marcial do JCD, seguida por uma emocionante abertura conduzida pela arte-educadora e idealizadora do projeto, Jandiara Barreto, que reafirmou o papel da escola pública como espaço de criação, autoria e resistência.
A mesa de abertura homenageou o mestre do cordel Bule-Bule, além da poetisa e cordelista Silvânia Guedes e Nondas Cordel. Representantes da Fundação Pedro Calmon, do NTE 01, das secretarias de Cultura e Educação da Bahia também estiveram presentes, reforçando o apoio institucional ao evento.
No palco, o forró de raiz do Rapa de Juá, a animação de DJ Jama, da banda Elas e os Caras embalaram o público durante o intervalo. À tarde, a programação formativa ganhou destaque com três oficinas simultâneas: "Trajetórias e Saberes na Construção do Livro de Artista", com Millena Costa; "Palavras em Movimento: Descobrindo Gêneros Literários", com Stela Pimenta e "Mapeamento das Corpas e Sotaques Corporais", com a artista mexicana Brenda Urbina
Enquanto isso, a programação cultural seguiu vibrante com a banda Estação JCD, apresentação de dança “Saga Sertaneja” com a professora Bianca Porto, além do Sarau Literário dos estudantes autores.
O humor também marcou presença com o show stand-up “Corajosa ou doida?”, da comediante Lanni, que arrancou risos do público. O encerramento da noite ficou por conta da banda Os Dauz, em uma apresentação cheia de energia.
Tags:
Irecê