Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Geólogo João Cavalcante Anuncia Potencial Descoberta de Neodímio em Serra do Ramalho, Bahia



O geólogo João Carlos Cavalcante, reconhecido mundialmente na área como o ‘farejador de minérios’, trouxe à tona uma descoberta promissora em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia. Ele afirma ter encontrado uma reserva estimada em 28 milhões de toneladas de neodímio. Este elemento, um dos 17 componentes do grupo de minerais conhecidos como terras raras, é fundamental para a fabricação de equipamentos de alta tecnologia, incluindo carros elétricos, smartphones e tablets.

Cavalcante destaca a importância histórica da descoberta, comparando-a ao maior depósito de neodímio do mundo, localizado em Baotu, na China. "Encontramos teores de concentração semelhantes ao neodímio chinês, com 12,75%. O da China está com 12%, 14% de concentração", explicou o geólogo.

O anúncio formal da descoberta será feito pelo geólogo ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) O próximo passo crucial será a realização de um levantamento detalhado para determinar a extensão exata da reserva, que está diluída em rochas compostas por fluoretos de cálcio na região de Serra do Ramalho. "Fizemos estudos geológicos preliminares, já identificamos a 'mãe do minério' e estamos trabalhando para identificar o valor final [tamanho do depósito]", indicou Cavalcante.

Essa descoberta tem o potencial de impulsionar significativamente o desenvolvimento de Serra do Ramalho, um município com pouco mais de 30 mil habitantes, cuja economia atualmente depende majoritariamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A exploração do neodímio promete gerar dezenas de empregos diretos e indiretos, além de atrair novos investimentos empresariais para a cidade, abrindo um novo capítulo de prosperidade para a região.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste