De acordo com o parlamentar, a data é uma oportunidade para homenagear “essa cidade querida, que tem papel marcante em minha trajetória parlamentar e na história do povo baiano”. Arimateia destacou ainda que Simões Filho reafirma, a cada aniversário, sua força, identidade e importância no desenvolvimento da RMS e do Estado da Bahia.
No documento, Arimateia contou que o município teve origem no período colonial, quando a região era marcada pelo cultivo da cana-de-açúcar entre os séculos XVI e XVII. “Com o passar dos anos, surgiram os engenhos movidos a bois, especialmente na área onde hoje se localiza o centro urbano, que abrigava a antiga Usina Engenho Novo”, observou ele.
Segundo o deputado, a emancipação de Simões Filho, ocorrida em 1961, foi resultado da mobilização popular liderada por Walter José Tolentino Álvares, que reuniu moradores para discutir os principais problemas locais e reivindicar autonomia administrativa. Assim, o então distrito de Água Comprida foi desmembrado de Salvador e passou a se chamar Simões Filho, em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho.
“Na Assembleia Legislativa da Bahia, tenho buscado honrar essa história com emendas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento de Simões Filho e ao bem-estar de seu povo trabalhador. Reafirmo meu compromisso de continuar lutando pelo crescimento do município e de toda a Bahia”, afirmou o parlamentar.
José de Arimateia concluiu a moção expressando gratidão à população de Simões Filho, pelo apoio e confiança em seu trabalho. “Prova disso foram os 131 votos que recebi nas últimas eleições, reflexo de uma parceria sólida e de uma caminhada conjunta em prol do bem comum”.
Tags:
Bahia

